SSD para notebooks: dicas para escolher + lista de opções

Confira como você pode escolher SSD para notebooks novos e antigos e opções para você comprar!
06/02/2023 às 16:22 | Atualizado há 2 anos
SSD para notebooks dicas para escolher + lista de opções

Comprar um SSD para Notebooks é a melhor solução que se tem para recuperar aquele computador portátil que está lento para rodar aplicativos, abrir pastas ou ligar com mais velocidade. Acontece que a escolha ideal de SSD para o seu laptop está mais relacionada ao modelo do periférico que a velocidade do SSD em si, uma vez que existam diferentes tipos.

Porque escolher um SSD para Notebooks

Os SSD para notebooks são uma das alternativas que diversos usuários estão optando para recuperar os seus computadores portáteis que estão com problemas de desempenho. Essa “ressuscitação” dos hardwares mais antigos está trelada a capacidade dos SSDs oferecem mais velocidade que um HD comum, justamente por não possuir unidades motoras ou dependência de um disco de armazenamento.

SSD é uma sigla para Solid State Drive (Disco de Estado Sólido, em português) que utiliza uma memória flash NAND, assim como as utilizadas em cartões de memória e pendrives para armazenamento de dados. Os HDs, por sua vez, utilizam os discos magnéticos, tecnologia física que é bem mais lenta que a tecnologia digital encontrada nos SSD.

Os HDs tendem a ter uma velocidade de 5400 RPM, enquanto um SSD pode chegar a números extraordinários e sua menor velocidade é de 540 MB/s. Isso significa que o SSD é muito mais rápido que um HD normal, mesmo que a velocidade de um HD seja superior aos seus míseros 5400 RPM ou 5,4 MB/s.

Quando você utiliza um SSD para notebooks está possibilitando que o hardware tenha mais folga e volte a trabalhar como deveria, sem contar que um SSD tende a manter-se rápido e simplesmente para de funcionar quando sua vida útil está chegando ao fim. Por outro lado, o HD, começa a corromper os arquivos até chegar um ponto que fica impossível acessar o computador ou até mesmo ligá-lo.

Como escolher um SSD para Notebooks

Após finalmente se decidir a utilizar um SSD para Notebooks, chegou a hora de você encontrar o melhor formato aceito por seu dispositivo. Existem alguns formatos de SSD voltados para computadores portáteis mais novos e mais velhos, enquanto o tamanho e tipo de conexão acaba influenciando na velocidade de leitura e gravação de dados.

Existem dois formatos mais utilizados e recomendados para utilizar em notebooks, sendo eles os tipos SATA e M.2, ambos os formatos trabalhando como uma unidade de armazenamento de dados.

SSD SATA (Semelhantes aos HDs)

SSD SATA - SSD para notebooks dicas para escolher + lista de opções
Imagem: Reprodução/ PNY

Os SSDs SATA possuem um formato parecido com os HDs voltados para notebooks, justamente por formato mais fino e possui a mesma conexão SATA que as unidades armazenamento por disco magnético. O que difere essa versão do SSDs do tipo M.2 está no seu formato e velocidade de leitura e gravação, inferior à velocidade das unidades de tipo M.2 e ocupando um espaço maior no notebook.

Esse tipo de formato é mais indicado para computadores portáteis mais antigos, algo por volta dos anos 2014 para baixo, onde não era viável colocar uma entrada M.2 em notebooks, ainda mais em notebooks de entrada. Quando optar por essa versão, lembre-se que o mesmo ocupará o espaço do HD normal, podendo ser colocado no lugar de leitores de disco convencionais.

SSD M.2 (Mais parecidos com pendrives)

SSD M.2 - SSD para notebooks dicas para escolher + lista de opções
Imagem: Reprodução/ Kingstom

Os formatos do M.2 podem variar dependendo da fabricante, mas todos eles possuem um formato mais semelhante a chips que os tradicionais HDs. Por mais que seu tamanho não transmita uma aparência de poder, esses carinhas são capazes de entregar ainda mais 100x mais velocidade que as unidades SATA do SSD e 1000x mais rápido que um HD.

Ainda que esse formato seja mais rápido que os HDs tradicionais, a utilização dos formatos M.2 está restrito aos computadores que possuam um espaço para conectar as unidades de memória física em notebooks. Os notebooks que possuem as entradas M.2, geralmente, são os notebooks mais novos ou modelos que custavam mais caro em sua época. Mesmo assim, vale consultar o site da fabricante para verificar se há suporte para o formato M.2 no notebook.

Velocidade de leitura e gravação

Uma outra coisa a se atentar além dos tipos de SSDs do mercado é quanto a velocidade que eles podem entregar. No caso dos SSDs você tem que se atentar a duas velocidades, gravação e leitura. A velocidade de leitura de um SSD tende a ser maior na leitura, enquanto a gravação tende a ser menor, mas ainda assim muito surpreendente.

Quando alguns sites de vendas online anunciam os SSDs, eles tendem a anunciar a velocidade de leitura como se toda a velocidade do SSD fosse definida por ela, mas não é bem assim. Você deve verificar na descrição do SSD para concluir se o mesmo é mais rápido que parece e definir se o mesmo é melhor para a sua aplicação.

A velocidade deve ser escolhida com cuidado, uma vez que a velocidade implicará diretamente com o valor do produto. Sendo assim, gamers que procuram apenas um SSD para jogar e não fazer nada mais que isso, podem escolher SSDs, escolher uma velocidade 2100 MB/s é uma boa para os seus games.

Por outro lado, os usuários comuns podem optar por SSD para notebooks com velocidade de 1800 MB/s, já que esses não precisam de velocidades exorbitantes e assim como em empresas que utilizam os computadores apenas para preencher planilhar e criar documentos. Os editores de vídeo que devem se preocupar com a velocidade de leitura e gravação, quanto maior for esses números, mais rápido será renderização dos seus projetos.

Melhores opções de SSD para Notebooks

SATA

SSD 480 GB PNY CS900, SATA 2.5 – SSD7CS900-480-RB

  • Velocidade de Leitura e gravação: 550MB/s e 500MB/s
  • 480GB

Onde comprar: SSD 480 GB PNY CS900, SATA 2.5″ | KaBuM!

SSD 1 TB PNY, SATA III, 2.5

  • Velocidade de Leitura e gravação: 530MB/s e 515MB/s
  • 1TB

Onde comprar: SSD 1TB PNY, SATA III, 530 MB/s | KaBuM!

NVME M.2

SSD 240 GB WD Green M.2 – WDS240G3G0B

  • Velocidade de Leitura: 545MB/s
  • 240 GB

Onde comprar: SSD WD Green 240GB M.2 | KaBuM!

SSD 480 GB WD Green M.2 – WDS480G3G0B

  • Leitura: 545MB/s
  • 480 GB

Onde comprar: SSD WD Green 480GB M.2 | KaBuM!

SSD Kingston M.2

  • Leitura 2100 MB/s, Gravação 1700 MB/s
  • 1TB

Onde comprar: SSD Kingston M.2 Leitura 2100 MB/s Snvs/1000g | KaBuM!

E assim concluímos com o artigo de dicas sobre SSD para notebooks. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados