O aplicativo do WhatsApp é o mais utilizado no Brasil e isso não resta nenhuma dúvida, cada vez mais pessoas utiliza o mensageiro, ainda mais que o serviço das telefonias móveis. Acontece que há a do WhatsApp Web e WhatsApp Desktop que funcionam da mesma maneira, mas para computadores.
- Porque meu status do whatsapp não aparece para os outros?
- 5 perguntas que todo mundo faz sobre o WhatsApp
O que é o WhatsApp Web?
O WhatsApp Web é uma ferramenta online que funciona exatamente como sua versão de aplicativo para dispositivos móveis, mas não possui a necessidade de instalação em seu computador. Através da versão web, você tem acesso aos seus contatos e chats assim como no celular, atualizando a ferramenta em ambos os dispositivos sempre que houver uma nova mensagem.
Você pode utilizar essa versão em seu computador apenas entrando no site WhatsApp e sincronizar aparelho celular com o QR code no navegador escolhido. Ao conectar a sua conta através do código, todas as suas mensagens podem ser acessadas através do computador.
O que é o WhatsApp Desktop?
Ao contrarío do WhatsApp Web, você deve baixar o aplicativo do WhatsApp Desktop em seu computador para utilizar ao serviço de mensagem de ponta a ponta fora do celular. Ao baixar o aplicativo e instalá-lo em seu PC, você também deverá o sincronizar a sua conta através do QR Code.
Para obter o aplicativo em seu computador e não ter nenhum problema na utilização do mesmo, você deve possuir um sistema operacional compatível com o aplicativo.
Os sistemas recomendados são:
- Windows 8.1 ou posterior
- macOS 10.10 ou posterior
Como você pode observar nos requisitos acima, se você possui uma distro Linux ou uma versão mais antiga do Windows, não poderá usar o app no seu computador e notebook.
As diferenças entre o WhatsApp Web e WhatsApp Desktop
A principal diferença entre as versões do aplicativo WhatsApp está em sua usabilidade. Enquanto uma ferramenta está disponível totalmente online e não possui nenhuma exigência de hardware e sistema operacional para funcionar, a outra consegue ganhar pela velocidade.
Outra vantagem em utilizar o WhatsApp Web é licença para a utilização de extensões do navegador que possam “melhorar” a sua interação na ferramenta online. Por exemplo, há opções interessantes que podem ser bastante úteis como a extensão para recuperar mensagens apagas ou visualizar mensagens sem aparecer online.
Ainda que as opções de extensões não são oficiais, escolher as com melhores notas e quantidade de downloads pode ser uma boa medida para quem possui interesse nesse tipo de ferramenta.
Por outro lado, o WhatsApp Desktop tem acesso a atalhos que podem melhor a sua experiência, assim como em outros aplicativos para computador. Confira alguns desses atalhos que podem ser utilizados no aplicativo:
- Ctrl + F – Pesquisar em todo o WhatsApp.
- Ctrl + E – Arquivar a conversa;
- Ctrl + W – Fecha a conversa;
- Ctrl + P – Configurações;
- Ctrl + Tab – Próxima conversa;
- Ctrl + Shift + Tab – Conversa anterior;
- Ctrl + Espaço – Apaga a conversa;
- Ctrl + Shift + M – Silencia a conversa ativa;
- Ctrl + Shift + U – Marcar como não lida;
- Ctrl + Shift + G – Abra o painel de GiFs;
- Ctrl + Shift + [ – Exibe a conversa anterior;
- Ctrl + Shift + ] – Exibe a conversa seguinte;
- Ctrl + 1…9 – Exibe uma conversa em andamento.
A versão de Desktop do aplicativo, possui toda a vantagem que seu computador pode oferecer ao aplicativo. Isso representa mais velocidade e acessibilidade a ferramentas que a opção de browser. Você pode utilizar o microfone que quiser, assim como a câmera de vídeo, além de receber as notificações do chat na aba de notificações do sistema assim que ligar o computador.
Um ponto que pode ser usado na desvantagem em utilizar o WhatsApp Web também está no consumo de memória do computador. Enquanto a versão Web limita-se apenas ao que o navegador pode consumir, o aplicativo consegue muito mais que deveria utilizar. Nesse caso, para pessoas com um hardware mais limitado, a versão de Desktop pode ser uma dor de cabeça;
Qual a melhor opção?
Tanto o aplicativo do WhatsApp Web, quanto o de desktop, possuem a sincronia de mensagens que o app do celular oferece. Mas, somente na versão de instalação no computador, oferece notificações mais rápidas e uma melhor configuração para chamadas de voz e vídeo na plataforma.
Ainda assim, qual seria a melhor opção? Nesse ponto é evidente que o WhatsApp Web pode ser a opção mais recomendada para a grande maioria de usuários, uma vez que você pode utilizar essa opção até mesmo em tablets, onde o aplicativo do WhatsApp não é disponível nativamente.
Com isso, cabe o usuário decidir se as vantagens de utilizar a versão de desktop é a melhor para a sua necessidade. Enquanto a opção para navegador seria mais interessante para quem não precisa tanto utilizar o aplicativo no computador ou não possui hardware para isso.
WhatsApp Web
- A versão Web não necessita de instalação, nem mesmo através de extensão no navegador;
- Você consegue o utilizar através de qualquer computador, notebook ou tablet com navegador;
- Não possui atualizações rotineiras, tudo é feito automaticamente no servidos da ferramenta;
- Possui notificações de mensagens, mas não são tão precisas quanto a versão em app.
- Não consome memória RAM além que o navegador permite.
WhatsApp Desktop
- Você precisa instalar o aplicativo no computador e possuir as exigências mínimas de instalação;
- Possui melhor qualidade em chamadas de voz e vídeo no aplicativo;
- Mais seguro para permanecer logado;
- Recebe diversas atualizações de melhorias que devem ser aplicadas para continuar utilizando o app;
- Consome uma quantidade de memória RAM que pode prejudicar o desempenho em computadores de entrada.
Ambas as versões são independentes do aplicativo de celular, mas precisam obrigatoriamente da conexão via QR code no app. A escolha que você deve realizar entre os aplicativos está mais relacionada ao seu tipo de hardware e necessidade, já que ambas as versões possuem os mesmos recursos.
E assim concluímos com o artigo explicando sobre o WhatsApp Web e WhatsApp Desktop. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo para ficar por dentro de outros temas que preparamos especialmente para você.