Desenvolvedor cria aplicativo WikiTok para oferecer alimentação infinita de informações e combater vício em algoritmos

Aplicativo WikiTok: explore um feed infinito de artigos da Wikipédia, fuja dos algoritmos viciantes e descubra novos conhecimentos! Saiba mais.
09/02/2025 às 08:51 | Atualizado há 2 meses
Aplicativo WikiTok

Um desenvolvedor criou um Aplicativo WikiTok, um feed infinito da Wikipédia, para combater o vício em algoritmos. Isaac Gemal, um desenvolvedor de Nova York, lançou o WikiTok, um site onde os usuários podem deslizar verticalmente por um fluxo interminável de artigos da Wikipédia, de forma similar ao app TikTok. É uma maneira interessante de descobrir informações aleatórias e aprender coisas novas.

O WikiTok oferece uma forma de passar o tempo sem recorrer às redes sociais, que são conhecidas por seus algoritmos viciantes. Embora o WikiTok também possa ser viciante, ele não rastreia os usuários nem os direciona para conteúdos de baixa qualidade. A aleatoriedade do feed torna a experiência emocionante, já que você nunca sabe o que vai aparecer em seguida.

Como funciona o Aplicativo WikiTok

O Aplicativo WikiTok funciona tanto em navegadores de dispositivos móveis quanto em desktops, alimentando os visitantes com uma lista aleatória de artigos da Wikipédia, extraídos da API da Wikipédia, em uma interface de rolagem vertical. Apesar do nome que lembra o TikTok, não há vídeos envolvidos. Cada entrada é acompanhada por uma imagem do artigo correspondente.

Se algo interessante aparecer, basta tocar em “Read More” para abrir a página completa da Wikipédia no navegador. Por enquanto, o feed é totalmente aleatório. Isaac Gemal resiste aos pedidos para adaptar o fluxo de artigos aos interesses do usuário com base em suas interações.

Gemal explicou que muitas pessoas o procuraram pedindo um algoritmo complexo para o WikiTok, mas ele se recusou. Ele acredita que já somos controlados por algoritmos implacáveis e opacos em nossa vida cotidiana. Por que não ter um espaço livre deles? A variedade de tópicos encontrados no WikiTok é impressionante, refletindo a vasta gama de conhecimentos que a Wikipédia abrange.

Em uma sessão recente, o desenvolvedor encontrou artigos sobre temas como SX-Window (uma GUI para a série de computadores Sharp X68000), Xantocillin (o primeiro produto natural relatado a conter o grupo funcional isocianeto), Lorenzo Ghiberti (um escultor italiano da Renascença de Florença), a William Wheeler House no Texas e a cidade de Krautheim, na Alemanha. Ele não conhecia nenhum desses tópicos antes.

A origem do Aplicativo WikiTok

A ideia original do WikiTok surgiu de Tyler Angert, que tuitou sobre a possibilidade de ter toda a Wikipédia em uma única página rolável. James Cham respondeu sugerindo uma página da Wikipédia com rolagem infinita baseada nos interesses do usuário, e Angert criou o termo “WikiTok”.

Grant Slatton compartilhou a discussão no Twitter, e foi aí que Gemal entrou em cena. Ele viu o tweet de Slatton e pensou que poderia construir um MVP (produto mínimo viável) que faria sucesso. Gemal começou o projeto e, com a ajuda de ferramentas de programação com IA como Claude e Cursor, criou um protótipo em poucas horas e o publicou no X. Alguém anunciou o WikiTok no Hacker News do YCombinator, onde ele alcançou o topo da lista de notícias diárias.

Gemal comentou que todo o projeto tem apenas algumas centenas de linhas de código, e Claude escreveu a maior parte. A IA o ajudou a lançar o produto rapidamente e aproveitar o tweet viral inicial que pedia uma Wikipédia com rolagem. Ele também postou o código do WikiTok no GitHub, permitindo que qualquer pessoa o modifique ou contribua para o projeto.

Atualmente, o Aplicativo WikiTok oferece suporte a 14 idiomas, visualizações de artigos e compartilhamento em navegadores de desktop e mobile. Novas funcionalidades podem surgir com as contribuições da comunidade. A base tecnológica inclui React 18, TypeScript, Tailwind CSS e Vite.

Gemal está comprometido com sua visão de oferecer uma forma gratuita de desfrutar da Wikipédia sem rastreamento ou direcionamento. Ele afirma não ter planos ambiciosos para criar um algoritmo complexo e monetizado como o do TikTok. Para ele, o WikiTok é, acima de tudo, anti-algorítmico.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Ars Technica

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados