Hora de cancelar? Rumores indicam novo aumento na Netflix, no mundo inteiro

03/10/2023 às 18:43 | Atualizado há 7 meses
rR2wZ7rWgXtu2zbbT6gFKS 1200 80

Aparentemente não contente com um aumento de preço (provavelmente dois) nos últimos anos, a Netflix está supostamente preparada para aumentar novamente o custo de seu serviço de streaming em todos os níveis.

O Wall Street Journal (WSJ) afirma em um novo relatório a empresa está atualmente “discutindo o aumento de preços em vários mercados globais”, com o lançamento provavelmente começando nos EUA e no Canadá. Não se sabe quanto será o aumento, nem o Wall Street Journal sabe quando exatamente começará. A Netflix está mantendo a boca fechada, pois recusou várias consultas dos meios de comunicação. No entanto, o WSJ afirma que a plataforma de streaming planeja aumentar os custos “alguns meses após o fim da contínua greve dos atores de Hollywood”.

No momento em que este artigo foi escrito, o SAG-AFTRA (Screen Actors Guild – Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio) ainda estava em greve, embora possa terminar em breve. A guilda recentemente reuniu-se com os chefes dos quatro principais estúdios de produção de Hollywood enquanto ambos os lados tentam fazer um acordo. Supondo que o protesto termine mais cedo do que o esperado, isso poderia levar ao aumento do preço da Netflix em algum momento no início de 2024, à medida que a plataforma continua a aumentar as receitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No último ano e meio, a Netflix implementou várias estratégias para ganhar dinheiro. Tudo começou em março de 2022, quando o plataforma aumentou os preços para todos os seus níveis de assinatura. Depois vimos a implementação do camada suportada por anúnciosa polêmica repressão ao compartilhamento de senhas e a morte do plano Básico em alguns países.

Este último poderia ser considerado um segundo aumento, pois forçou os usuários a obter o nível Standard, mais caro, ou o Standard com assinatura de anúncios para manter seu serviço.

Análise: A próxima aposta

Por que, nos perguntamos, a Netflix está adotando uma quarta estratégia após o fim da greve?

É possível que a empresa queira implementar outro aumento, mas não conseguiu encontrar um bom motivo para justificá-lo aos seus assinantes. Uma teoria online que vimos por aí argumenta que a Netflix usará o retorno de atores e escritores da greve do WGA (Writers Guild of America) como justificativa para o aumento. Com todas as novas demandas e conteúdos, a plataforma pode afirmar que precisará arrecadar mais dinheiro dos usuários para pagar tudo. Mesmo que a Os cálculos da WGA revelam o “contrato atualizado representará apenas 0,2% da receita anual da Netflix”.

Agora, a próxima pergunta: o próximo aumento será demais para os assinantes? Quando a repressão ao compartilhamento de senhas começou, surgiram debates on-line, alegando: “Esta é a morte da Netflix”. Mas aconteceu o contrário: o número de assinantes do serviço cresceu 236 por cento. A aposta valeu a pena para eles – pelo menos no curto prazo. Poderia ser uma história diferente no longo prazo. O aumento dos custos pode finalmente levar as pessoas a cancelarem em massa as suas assinaturas. A Netflix pode acabar com o ovo na cara e perceber que levou as coisas longe demais.

Via

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados