Safra de soja no Brasil pode crescer 61,5% com uso de pastagens para plantio, indica estudo

Estudo aponta que a safra de soja no Brasil pode crescer 61,5% com conversão de pastagens em áreas agrícolas.
03/11/2025 às 13:01 | Atualizado há 6 dias
Safra de soja no Brasil pode crescer 61,5% com uso de pastagens para plantio, indica estudo

Uma excelente notícia para o agronegócio brasileiro! Um estudo recente da Consultoria Agro do Itaú BBA indica que a safra de soja do Brasil tem potencial para crescer incríveis 61,5%. Esse aumento significativo está atrelado à possibilidade de expansão do cultivo em áreas de pastagens que podem ser convertidas em lavouras. Mas qual o tamanho desse impacto e como ele será alcançado?

Qual o tamanho potencial da nova safra de soja?

Os números são realmente impressionantes. Segundo o estudo, a safra de soja do Brasil pode atingir cerca de 275 milhões de toneladas.

Isso representa um aumento de quase 105 milhões de toneladas em comparação com o recorde anterior de 170 milhões de toneladas.

Como a conversão de pastagens impulsionará esse crescimento?

O Brasil possui uma vasta área de pastagens, o que representa uma grande oportunidade para otimizar o uso da terra através da agricultura.

A conversão dessas áreas em lavouras é um dos principais motores para a expansão agrícola no país, evitando, inclusive, o desmatamento de novas áreas.

Quantos hectares de pastagens podem ser convertidos em lavouras?

A Embrapa estima que aproximadamente 28 milhões de hectares de pastagens apresentam características agronômicas favoráveis para a conversão em lavouras.

Essa área representa cerca de 17% do total de pastagens no Brasil e, se totalmente utilizada para a produção de soja, poderia aumentar a área plantada em 59%.

Qual região do Brasil tem maior potencial para essa conversão?

O Centro-Oeste do país se destaca como a região com maior potencial de conversão, devido à sua extensa área de pastagens.

Além do Centro-Oeste, os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também apresentam grande potencial para essa transformação.

E o que acontece com a produção de milho?

Considerando que o milho é cultivado majoritariamente na segunda safra, após a colheita da soja, a Consultoria Agro do Itaú BBA estima um aumento potencial de 58% na produção de milho.

Esse aumento representaria cerca de 144 milhões de toneladas, impulsionado pelo avanço da soja e pelo aumento da área plantada na segunda safra.

A China suspendeu o controle sobre a exportação de terras raras e reduzindo tensões com os EUA, um fator que pode impactar positivamente o cenário agrícola brasileiro.

A Raízen Energia também aprovou uma reorganização para fortalecer suas operações de bioenergia, o que pode ser sinérgico com o aumento da produção de soja.

Via InfoMoney

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Jornalbits.com.br - Todos os direitos reservados