Hoje em dia, a internet está cheia de ferramentas de benchmark. Porém, nem todas elas realizam um escaneamento completo do seu computador. Essas ferramentas são essenciais para tomada de decisão, então para ajudar você separamos algumas opções abaixo.
As 8 melhores ferramentas de benchmark para CPUs
1. UserBenchmark
A primeira opção de nossa lista é o UserBenchmark, ele é uma ótima ferramenta de varredura que exibe todas as informações do seu computador. Além disso, ele também identifica quaisquer problemas que possam surgir.
O software possui diferentes métodos de varredura, tudo de maneira totalmente gratuita. Um dos diferenciais das outras ferramentas de benchmark, é que esse também sugere melhorias de hardware, com preços que vão desde dentro do orçamento, até um pouco mais alto.
2. Geekbench 5
Outra opção na nossa lista é o Geekbench 5, que possui um aspecto mais premium, e compara seu computador com outros que sejam mais potentes. Dentre as outras ferramentas de benchmark, essa é a mais simples e até mais poderosa.
Com total foco em seu CPU, o software exibe informações sobre poder de núcleo único e multinúcleo do seu processador em novas áreas de aplicação, incluindo Realidade Aumentada e Aprendizado de Máquina.
Ele também permite que você compartilhe as informações com outras pessoas, tudo através de um clique.
3. CPU Benchmark Online
O principal diferencial entre as outras ferramentas de benchmark, é que o CPU Benchmark Online, não precisa ser instalado no seu dispositivo. Ele realiza tudo a partir do próprio navegador, trazendo informações e detalhes do sistema.
Após a conclusão do teste, você pode ver os resultados na tela e receber um link permanente para compartilhar com as pessoas.
A ferramenta pede que você faça algumas coisas para garantir que o benchmarking seja feito corretamente.
Em primeiro lugar, é importante fechar todos os outros navegadores e aplicativos em execução no seu computador. Por fim, é bastante óbvio, mas você não deve atualizar ou fechar o navegador atual durante o processo.
4. Cinebench
O diferencial do Cinebench, é a rapidez com que as informações são exibidas ao usuário. Dentre as ferramentas de benchmark, essa daqui utiliza técnicas de renderização de imagem incríveis que maximizam todos os recursos da CPU.
A ferramenta é gratuita e utiliza a tecnologia 4D para realizar os testes de desempenho do seu sistema. A força dessa ferramenta está em testar os threads e a memória de sua CPU. Todo esse poderio em uma ferramenta bem simples de usar.
5. PassMark
O PassMark, procura apostar em uma coisa que muitas ferramentas de benchmark utilizam, mas a sua base de dados é muito maior. Depois de analisar o computador, ele exibe uma pontuação completa que ajuda você a conhecer mais o dispositivo que você tem.
Além disso, a ferramenta permite coisas como:
- Medir efeito das alterações de configuração e hardware
- É possível analisar unidades de USB
- O software é totalmente gratuito
- Possui suporte multiplataforma
- Realiza testes avançados na sua máquina
- E muito mais…
Além de sua versão gratuita, ele possui outros modelos pagos com mais recursos e funcionalidades.
6. PCMark 10
Dentre as diversas ferramentas de benchmark, o PCMark 10 é rápido, eficiente e fácil, dentre as possibilidades que ele oferece, você consegue:
- Testes de performance
- Opções de execução personalizadas
- Benchmarks de duração da bateria
- Novos benchmarks de armazenamento
A ferramenta oferece diferentes testes de benchmarking, desde uma mais rápida e simples, até outra mais demorada e completa.
7. SilverBench
Uma das mais avançadas opções, o SilverBench usa javascript para avaliar seu computador usando um mecanismo de renderização de mapeamento de fótons.
Com essa ferramenta você pode realizar três tipos de varredura, uma de desempenho, outra mais extrema e um teste de estresse.
Você pode usar o teste de estresse para testar a estabilidade e a temperatura da CPU. Um recurso muito bom do SilverBench é que ele permite que você visualize os últimos 100 benchmarks feitos para utilizar de comparação.
8. Matthew x83
A última das ferramentas de benchmark dessa lista é o Matthew x83, ele é totalmente gratuito e pode ser usado a partir do navegador. Ele avalia os processadores do seu computador executando algoritmos em paralelo.
Possui 3 perfis de testes que você pode usar para fazer benchmark de sua CPU. No entanto, se você for um usuário de computador doméstico, a opção pré-selecionada é recomendada.
Esta ferramenta também oferece outra variedade de testes, como testes de estresse de microfone, GPU, GPU e webcam , entre outros.
Agora diga para nós, dentre todas essas opções, quais você mais gostou? Tem alguma que você utiliza e não está nessa lista? Diga para nós nos comentários abaixo.