Ao navegar na internet dentro da categoria da tecnologia e jogos, você deve ter se deparado com o uso da palavra hype, que tem se tornado muito popular entre os jovens. Esse termo tem origem da palavra em inglês “exagero”, mas que está mais associada ao universo pop do que se imagina.
- O que significa sim não aprovisionado e como corrigir
- Qual o significado de “unfollow” nas redes sociais
O que significa Hype
A palavra Hype tem origem da palavra em inglês que significa exagero no português, que pode ser usado para identificar uma emoção para determinado evento ou lançamento. Essa expressão tem se disseminado no entretenimento para representar o nível de empolgação sobre determinado assunto, ideia, ou projeto que fora anunciado.
Não há um registro que possa indicar quando o termo passou a ser utilizado nas mídias sociais, mas tem se tornado cada vez mais parte do vocabulário dos brasileiros do que se pode imaginar.
A palavra Hype também pode ser encontrado na representação de um estilo de moda, música ou personalidades que estão muito populares na mídia, o que pode dar a ideia de ser muito além do popular, ou, simplesmente, uma substituição do adjetivo no português. Um exemplo perfeito para o uso do termo, seria assim como na frase “O cantor Michael Jackson estava no Hype nos anos 80″.
Na área de tecnologia ou jogos, a palavra também pode ser empregada a alta expectativa de um lançamento que esconde muitos mistérios ou a muito esperada pelo público que o acompanha. Um exemplo claro disso no cenário gamer, está em grandes trailers anunciados por desenvolvedora de jogos, onde muito se promete criando a sensação de urgência nos consumidores.
Quando mais de uma emoção acaba influenciando nas decisões ou aumento das expectativas sobre um determinado produto que ainda não fora lançado, o uso da palavra hype também é empregado para descrever essa forte expectativa que marcou uma geração. Muitas vezes, essa grande expectativa pode acabar sendo prejudica, quando o produto que muito prometeu, acaba sendo inferior ao imaginário do consumidor.
Sendo assim, podemos concluir que a palavra em si, tem como principal objetivo designar a alta expectativa dos consumidores ou usuários, podendo ser empregada até mesmo para quem está muito em destaque nas mídias sociais. O hype, é como uma palavra que supera qualquer outra que poderia demonstrar intensidade, representando algo ainda maior que o imaginário.
O marketing por trás do Hype
No cenário do marketing atual, toda empresa visa ser o mais destacada possível. Justamente, porque a expectativa exagerada dos consumidores podem os levar a comprar um produto antes que o mesmo seja lançado oficialmente. Dessa forma, ainda que seja um produto de péssima qualidade, diversas pessoas comprarão apenas pela ideia que seu imaginário desenvolveu em base as informações prestadas sobre o produto.
Esse comportamento humano era muito comum no cenário musical, onde diversos artistas criavam músicas e até personagens, que os fazia ficar em grande evidência no cenário da época onde se estabeleceram. Com isso, outras grandes empresas começaram a trabalhar nesse marketing para conseguir conquistar clientes antes mesmo de apresentar um produto, a falsa esperança de algo perfeito.
Como é de se esperar, as tendências que criam o hype tendem a mudar com as novas gerações, mas o estudo sobre como atrair a atenção desses espectadores, pode atualizar os novos desejos do imaginário de futuros clientes.
De qualquer forma, o hype é algo que pode ser bom para aumentar o engajamento de um produto ou pessoa, mas, ao mesmo tempo, pode ser um “tiro no pé”, quando esta alta expectativa não consegue suprir o desejo criado, mesmo que não seja intencionalmente.