Apple implementa recurso anti-roubo para iPhones: descubra como ele funcionará

14/12/2023 às 17:44 | Atualizado há 5 meses
BEYGGSIA2VHHNC7S46OSWTBPZY

A Apple realizou testes nesta quarta-feira, 12, em um novo recurso anti-roubo para o iPhone, com o objetivo de dificultar o acesso de bandidos a informações sigilosas no celular. O recurso que faz parte de um patch focado em segurança e navegação, chamado de “Proteção contra roubo de dispositivos”, exigirá a utilização de desbloqueio biométrico (facial ou de dedo) em operações consideradas críticas pela Apple, quando o usuário estiver distante de casa. A funcionalidade estará disponível na versão 17.3 do iOS, prevista para ser lançada no primeiro trimestre de 2024.

Até o momento, quando a autenticação biométrica falha, o iPhone permite o desbloqueio utilizando uma senha numérica ou alfanumérica. Isso tem possibilitado que bandidos exijam o código de desbloqueio durante um crime. Com a nova funcionalidade da Apple, será obrigatório o uso da autenticação biométrica para realizar operações como acessar senhas salvas no dispositivo, cadastrar novo cartão Apple Card e desligar o Modo Perdido, entre outras.

A Apple afirmou em comunicado que está constantemente desenvolvendo novas proteções para seus usuários e suas informações, frente às ameaças em constante evolução. Nos casos raros em que um ladrão observa o usuário digitando a senha e rouba o dispositivo, o recurso adicionará uma nova camada de proteção. A ideia é evitar que determinadas funções possam ser alteradas na rua sem a presença do rosto ou dedo do usuário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a Apple criou uma segunda camada de segurança para operações ainda mais importantes, exigindo autenticação biométrica e um período de espera de uma hora para realizar a alteração desejada. Essa atualização ocorre após uma onda de roubos no Brasil e nos Estados Unidos, onde usuários tiveram seus iPhones furtados ou roubados com a tela desbloqueada, resultando na perda de acesso remoto ao dispositivo após os bandidos realizarem alterações nas configurações críticas.

A previsão é que esse novo recurso esteja disponível no primeiro trimestre de 2024 para todos os dispositivos compatíveis com o iOS 17. São eles: iPhone SE (2ª geração em diante), iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max, iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

Via

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados