Avira Antivirus está causando congelamento na inicialização do Windows

Problemas no Windows! Atualização defeituosa do Avira causa congelamento pós-inicialização. Solução: desinstalar o Avira enquanto no modo de segurança.
13/12/2023 às 19:02 | Atualizado há 5 meses
angry computer

Desde sexta-feira, os usuários do Windows têm relatado problemas com o sistema operacional congelando logo após a inicialização, um problema relacionado a uma atualização defeituosa do software de segurança da Avira.

Um número considerável de clientes do Windows 11 e Windows 10 tem enfrentado esses congelamentos do sistema, sendo a maioria deles relacionados ao Avira.

De acordo com muitos desses relatos no Reddit e nos fóruns próprios da Avira, computadores afetados geralmente iniciam normalmente, mas alguns falham em carregar a área de trabalho do Windows, conforme relatado primeiro por Günter Born.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, aproximadamente 20 segundos após o Avira ser iniciado, todo o sistema operacional fica inoperante, sendo o único meio de reiniciar o PC o botão físico de reinicialização no gabinete.

“Hoje, meu PC de repente começou a travar na inicialização. Eu tentei desativar todos os aplicativos em segundo plano até que apenas o Avira restasse”, disse um usuário afetado.

“Então meu computador (Win 10) estava funcionando perfeitamente há 2 dias, eu geralmente o deixo ligado. (Não fiz nenhuma alteração em nada) Fui usá-lo hoje à noite e o Iniciar congela completamente e não carrega nada”, disse outro.

Os usuários afetados descobriram que o único remédio é desinstalar o software da Avira enquanto inicializam no modo de segurança. Apesar de resolver o problema de congelamento para alguns, certos usuários afetados encontraram dificuldades para remover completamente o Avira.

“Consegui resolver o problema de alguma forma… A última ação foi desinstalar o Avira, pude fazer isso durante os 20 segundos antes do problema geralmente acontecer (logo após o login)”, adicionou um usuário.

“Não tenho certeza de que é a desinstalação que resolveu o problema, tentei muitas coisas antes (chkdsk sfc, …) Era claramente algo que impedia a execução de novos processos, acredito que um antivírus possa fazer isso… talvez uma atualização ruim do Avira?”

Após desinstalar o Avira, o Windows deve automaticamente reativar o software antivírus gratuito da Microsoft, o Defender Antivirus.

Ao ser procurado para comentar, a Avira informou ao BleepingComputer que está ciente do problema e atualmente está investigando-o em busca de uma solução.

“Uma atualização recente da Avira está causando a não inicialização dos processos do Windows 10 e Windows 11. O problema é causado pelo Firewall interno da Avira em uma condição rara”, disse a Avira ao BleepingComputer.

“O problema foi relatado pela primeira vez na sexta-feira, 9 de dezembro, e deve ser corrigido automaticamente por uma atualização que foi implantada na segunda-feira, 11 de dezembro. No caso improvável de o computador não ter recebido a atualização, os usuários podem entrar em contato com a equipe de suporte da Avira, que terá prazer em ajudar.”

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados