Chuva de meteoros no Brasil: veja como ver 120 ‘estrelas cadentes’ por hora!

Chuva de meteoros Geminídas: espetáculo celeste com até 120 estrelas cadentes por hora! Não perca nas noites de 14 e 15/12.
13/12/2023 às 17:29 | Atualizado há 5 meses
800ec460 986e 11ee 8df3 1d2983d8814f

Nos próximos parágrafos, saiba mais sobre a última chuva de meteoros do ano, as Geminídas, que ocorrerá nas noites de quarta e quinta-feira (14 e 15/12). Este fenômeno anual é caracterizado por meteoros que entram velozes na atmosfera da Terra, rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h e proporcionando uma bela chuva de estrelas cadentes.

A Geminídas é uma das chuvas de meteoros com maior taxa de meteoros por hora. Dependendo das condições climáticas da região, é possível vê-la a olho nu. Esse fenômeno ocorre uma vez por ano e sempre por volta de meados de dezembro. Isso acontece porque, nesse mês, a Terra, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

Ao cruzar essa região, os detritos do asteroide entram na atmosfera terrestre, proporcionando uma visão espetacular de até 120 “estrelas cadentes” por hora. Para observar o fenômeno, basta olhar na direção da constelação de Gêmeos, que estará visível na direção nordeste a partir das 22h30 ou 23h, dependendo das condições do céu e do ponto de observação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

20231213 imagem meteoros

É recomendado que a observação seja feita em uma região escura, longe das luzes da cidade, e em uma noite sem nuvens. Além disso, aplicativos podem auxiliar na identificação da direção da constelação de Gêmeos ou da chuva de meteoros em si.

A fase da lua também é importante para uma melhor visualização do fenômeno. Neste ano, a lua não atrapalhará a visibilidade, pois estaremos próximos da Lua Nova.

Estima-se que, diariamente, a Terra seja atingida por uma grande quantidade de poeira espacial e objetos pequenos, conhecidos como meteoroides. Além disso, cerca de uma vez por ano, um meteoro do tamanho de um carro entra na atmosfera terrestre e cria uma “bola de fogo” impressionante, porém, se desfaz antes de chegar à superfície. A cada 2 mil anos, aproximadamente, um meteoro do tamanho de um campo de futebol atinge a Terra e causa danos.

Portanto, não perca a oportunidade de apreciar esse espetáculo natural nas noites de quarta e quinta-feira!

Via

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados