Descubra as surpreendentes imagens capturadas pelo observatório solar da Índia!

12/12/2023 às 13:03 | Atualizado há 5 meses
sonda solar Aditya L1 india

O primeiro observatório de estudo solar da Índia acaba de enviar para a Terra as primeiras imagens do Sol capturadas por um de seus sete instrumentos científicos. As imagens mostram características como manchas solares, praias solares e áreas inativas.

Para conhecimento:

  • Manchas solares: fenômenos temporários na fotosfera do Sol, que aparecem como pontos mais escuros do que as áreas circundantes. Elas são regiões de temperatura superficial reduzida, devido a concentrações de fluxo de campo magnético;
  • Praias solares: regiões brilhantes na cromosfera do Sol, normalmente posicionadas próximas a manchas solares;
  • Áreas inativas: regiões “silenciosas”, onde o campo magnético está mais disperso, sem ocorrência de acúmulo de energia.

Segundo um comunicado da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), o instrumento ASPEX, responsável pelos registros das imagens, foi ligado em 20 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que vemos nas imagens de estreia do observatório solar Aditya-L1 

A superfície visível do Sol é uma fina camada de hidrogênio e hélio chamada fotosfera, que apresenta manchas solares esporádicas. Essas regiões escuras são maiores do que os planetas e podem emitir explosões solares.

As imagens capturadas pelo Aditya-L1 mostram quatro manchas solares claras, incluindo uma próxima ao equador do Sol. Além disso, é possível observar a praia solar abaixo do equador, que é uma região muito quente na cromosfera.

Leia mais:

Sobre a sonda solar Aditya-L1:

  • Trata-se do primeiro observatório solar da Índia;
  • A espaçonave foi lançada em setembro;
  • “Aditya” é o nome do Sol em sânscrito, e “L1” é a sigla de “1º Ponto de Lagrange”, em referência à área no céu onde o equipamento vai orbitar entre a Terra e o Sol;
  • Essa região fica a 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta, de onde o observatório terá uma visão ininterrupta do astro;
  • É neste mesmo lugar que orbita o Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), um satélite da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) que estuda a atividade solar desde 1996;
  • A previsão é de que a espaçonave indiana chegue ao destino dentro de um mês.
 

ADITYA L1 sonda solar indiana

Representação artística da espaçonave Aditya-L1, da Índia, enquanto investiga o Sol. Crédito: IRSO/ Robert Lea

Os Pontos de Lagrange são localizações no espaço onde os campos gravitacionais de dois corpos maciços estão em equilíbrio com a força centrífuga de um terceiro objeto, cuja massa é desprezível em relação a eles (por exemplo, um telescópio espacial em relação à Terra e ao Sol). Estar em equilíbrio significa que as forças se cancelam. Uma espaçonave em um desses pontos pode permanecer na posição quase sem gastar combustível.

Qual é o objetivo do observatório Aditya-L1

Apesar de ser estudado há muito tempo, ainda não se compreende completamente como a camada atmosférica mais externa do Sol, chamada coroa, fica tão quente em comparação com a superfície da estrela. Além disso, pouco se sabe sobre as explosões solares e as ejeções de massa coronal (CMEs), bem como sobre a velocidade com que as CMEs atingem altas velocidades perto do disco solar.

Espera-se que o observatório Aditya-L1 forneça pistas sobre esses mistérios. Recentemente, a sonda captou sua primeira ignição de erupção solar, que ocorreu menos de dois meses depois de seu lançamento, no dia 29 de outubro.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados